Óleos na Ribeira
Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande)
Autores (alunos):
3 alunas do 7ºC:Ana Gouveia, LianeBatista eTânia Olaio
Memória descritiva:
Somos as alunas, Ana Gouveia, Liane Batista e Tânia Olaio, da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande.
Este trabalho foi-nos proposto na disciplina de Educação Visual, pelo professor Manuel Silva (que coordenou os projetos da nossa turma, o 7ºC, segundo o regulamento do concurso do LUBI BD, desafio para as eco-escolas.
A nossa história fala sobre a reciclagem e da reutilização de óleos usados, associadas à preservação da natureza. Passa-se num dia de sol, em que o Martim e o seu avô decidiram ir à pesca à ribeira, mas quando lá chegaram tiveram uma deceção… O Martim tem sardas e um cabelo fora do comum e o seu avô não larga o seu chapéu, para onde quer que vá, leva-o sempre. Há ainda um condutor da carrinha, que tem cara de mau e o Lubi que tem cores vivas, para que as pessoas se lembrei que ele existe, e estará presente, sempre que é preciso.
Simplificámos os bonecos, que são baseados na geometria, e na simplificação de formas, que temos vindo a dar em Educação visual, e também para que as pessoas percebam melhor a mensagem. Usámos nos bonecos cores vivas, porque elas são luminosas e assim chamam mais a atenção de quem vê a BD. A técnica que usámos foi a aguarela e colocámos as legendas a preto por causa das impressões que alguém pode querer fazer da história e assim sai melhor. Utilizámos técnicas próprias da BD, como os planos e os pontos de vista, para dar importância a algumas ideias da história. Utilizámos ainda, além das aguarelas, pincéis, lápis de grafite, caneta de feltro preta e uma régua.
Finalmente colocámos as quatro pranchas numa folha A3.
Marinha Grande, 29 de Abril de 2013
Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):
-
personagens 7C.JPG(40 B)Caracterização de personagens