O destino certo
Colégio Conciliar de Maria Imaculada (LEIRIA)
Autores (alunos):
João Duarte, Matilde Martins e Rui Azinheira (8º ano)
Memória descritiva:
A BD foi elaborada pelos alunos do Colégio para o concurso LUBI BD, no âmbito do Programa Eco-escolas. Este trabalho foi elaborado por alunos da turma 8.3, sob a coordenação da professora de Ciências Naturais, Ana Cristina Alexandre Pedroso.
A docente ao tomar conhecimento deste concurso considerou bastante pertinente a abordagem do assunto em questão com os alunos, uma vez que faz parte do programa curricular de Ciências Naturais a sensibilização dos alunos para as causas e consequências do desequilíbrio dos ecossistemas através das ações do Homem, bem como a melhor forma de encaminhamento dos resíduos promovendo a sua reciclagem, valorização energética ou regeneração.
Em sala de aula a professora apresentou todo o regulamento do referido concurso e explorou as informações constantes na página da Sogilub. Posto isto, a turma mostrou-se recetiva e interessada em participar. Ao longo das aulas, os alunos, divididos em grupos de 3, pesquisaram informação, esclareceram dúvidas, trocaram ideias e definiram a história da sua BD. Uma vez que este trabalho exigiu muito tempo aos alunos, grande parte dele foi feito fora da sala de aula.
Este trabalho foi elaborado em 4 pranchas A4, usando a técnica de pintura com lápis de cor, para tal foram usados os seguintes materiais: uma folha A3, lápis de carvão, lápis ed cor, borracha e caneta preta.
Caracterização das personagens (personagem Lubi e pelo menos mais 3 personagens que participam na história):
-
Pedro.jpg(84 B)Pedro é a personagem principal. Tem 14 anos e é estudante. É um aluno ativo, curioso e preocupado com as problemáticas ambientais do planeta Terra, tais como a poluição do solo, da água e do ar que poderão levar muitos seres à extinção, e o encaminhamento correto dos resíduos procedendo à sua reutilização e reciclagem.
-
Catarina.jpg(84 B)A Catarina é uma colega de escola do Pedro e também tem 14 anos. É muito curiosa e interessada em dinamizar estratégias para cuidar dos ecossistemas do planeta
-
pai do Pedro .jpg(84 B)O pai do Pedro é o proprietário de uma oficina de automóveis. Tem cerca de 45 anos e poucas habilitações académicas. Apesar de ser uma pessoa interessada pelos problemas ambientais do nosso planeta, tem poucos conhecimentos sobre o modo correto de encaminhamento de alguns resíduos, como os óleos lubrificantes, bem como as consequências ambientais de libertação desses resíduos para a natureza. Contudo, é muito recetivo à mudança, especialmente na correção das suas atitudes para com o ambiente