O Lubi
Escola Sec. Domingos Rebelo (Ponta Delgada)
Autores (alunos):
Joana Valério , Ângela Ferreira , Beatriz rego
Memória descritiva:
Material necessário:
- Lápis;
- Borracha;
- Computador para pesquisar;
- Regulamento do concurso Lubi;
- Folha para a nossa pesquisa de vantagens e desvantagens e de desenho da banda desenhada.
Procedimentos do transporte (a nossa investigação):
Normalmente, os óleos usados são colocados no esgoto ou colocados no caixote do lixo, e provoca a poluição das águas e dos solos. Os novos óleos, segundo as nossas pesquisas são considerados perigosos. Existe uma legislação para o tratamento, valorização e armazenamento dos óleos usados e, verificamos que, é o Decreto-Lei nº 178/2006, de 5 de Setembro. E para a recolha e transporte dos óleos usados vimos que era o Decreto-Lei nº 153/2003, de 11 de Julho. Mas, na nossa pesquisa, também vimos que o transporte só é realizado quem for registado no Sistema Integrado de Registo Electrónico de Resíduos,S.I.R.E.R..
Verificamos que a recolha dos óleos usados são realizados através de uns recipientes, bidons, para os acondicionar. Depois são transportados pelas viaturas, competente e certificadas, onde é feito o tratamento de limpeza, através de filtração, centrifugação e depois o armazenamento. Os óleos usados podem ser, então, reutilizados, por exemplo para a produção biodiesel.
E, a água é importante para a nossa sobrevivência tal como os automóveis sobrevivem do óleo. Mas, os óleos dos carros em contato com a água, torna-a poluída, o que prejudica o nosso meio ambiente. Desta forma, os óleos dos carros têm de ser tratados por empresas especializadas, por forma a tratar destes óleos e do seu tratamento, que são as refinarias.
Portanto, os óleos lubrificados poderão ser reaproveitados de forma a proteger o nosso meio ambiente.